Sobre Contar uma Vida: Imagens e Fragmentos de Histórias de ‘‘subjetivações em Estado de Pause’’ na Contemporaneidade

Nome: LAURA PASTE DE ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/09/2011

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LEILA APARECIDA DOMINGUES MACHADO Orientador
MARIA CRISTINA CAMPELLO LAVRADOR Examinador Interno
TANIA MARA GALLI FONSECA Examinador Externo

Resumo: Algumas primeiras questões que movimentam essa pesquisa: Sobre o que pesquisamos? Como escolher nossos métodos de pesquisa? Como contar uma vida? Como dar voz aos nossos interlocutores de forma justa e bela? Como se conta uma história? Como se escreve uma vida? Como dar a ver uma vida? Mas que histórias se trata de escutar, de contar, de fazer ver? O que temos feito de nós mesmos na contemporaneidade?
Organizamos esta dissertação em artigos. No primeiro artigo, perguntamo-nos porque é importante conversar e contar histórias. Falamos sobre a noção de biografema proposta por Roland Barthes que se trata de uma potente estratégia para se pensar a escritura de vida. O biografema nos chama atenção ao passo que afirma a ficção e se sustenta na fragmentação, na escrita do detalhe e na afirmação de fatos descontínuos, não buscando um registro verdadeiro e total do que existiu. Ainda nesse artigo, discutimos a importância de produzir imagens de uma vida como dispositivo para criar um biografema.
No segundo artigo pensamos sobre quais histórias se trata de contar, de biografemar; discutimos o objetivo dessa pesquisa de tratar sobre modos de vida produzidos na contemporaneidade e pensamos acerca do que temos feito de nós mesmos. Assim, discutimos a interface entre modos de vida e uma produção contemporânea de um uso abusivo de psicotrópicos, através da prática biografemática-imagética de fragmentos de uma das vidas (que fazem uso de medicação psicotrópica) que encontramos durante esses dois anos de pesquisa. Para isso, apresentamos ao leitor não apenas um biografema por imagens de Beatriz, mas uma reflexão acerca dos processos de produção de subjetivações em estado de pause.

Palavras-chave: biografema, vídeo, medicalização, subjetividade.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910