É Tudo Problema de Cabeça? Sobre Os Movimentos de Psiquiatrização da Vida Escolar no Crapnee em Vila Velha - Es

Nome: PAULA LAMPÉ FIGUEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/06/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUCIANA VIEIRA CALIMAN Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA LUCIA COELHO HECKERT Examinador Interno
LUCIANA VIEIRA CALIMAN Orientador

Resumo: RESUMO

Essa pesquisa investiga como os movimentos de psiquiatrização da vida escolar atravessaram o CRAPNEE (Centro de Referencia para Alunos Portadores de Necessidades Educativas Especiais), situado no município de Vila Velha-ES. Nossa tarefa foi a de problematizar o funcionamento e as práticas afirmadas no serviço bem como suas relações com uma certa forma de fazer e compreender as políticas de educação especial no bojo dos movimentos de psiquiatrização da vida escolar. Para tanto, utilizamos como ferramentas investigativas o caderno de campo, análise documental de prontuários e das Políticas de Educação Especial, e principalmente, entrevistas e conversas realizadas com profissionais do CRAPNEE e da Educação Especial do município de Vila Velha. Iniciamos nosso percurso com discussão acerca da constituição dos movimentos de psiquiatrização da vida e da infância como principal instrumento de generalização do saber psiquiátrico, bem como esses movimentos tem sido sustentados pela cultura somática e pelas cidadanias biológicas na atualidade. Adentramos o campo da educação, mostrando de que forma determinadas visões de mundo tem fortalecido a psiquiatrização da vida escolar. Encerramos nossa discussão trazendo histórias vivenciadas no cotidiano do CRAPNEE e relançamos nossas questões repensando as práticas de acolhimento e escuta atravessadas pelos movimentos de psiquiatrização da vida escolar

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