Corredores da Emergência nos Tempos da Formação Médica

Nome: PAULO ALBERTO FERRI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/08/2013

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA ELIZABETH ABBÊS BAETA NEVES Examinador Externo
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS Examinador Interno
RAFAEL DA SILVEIRA GOMES Orientador

Resumo: RESUMO

Nesta dissertação, buscamos colocar em análise os processos de formação médica situados sobre os corredores da emergência de um hospital público da região metropolitana de Vitória no Espírito Santo. Nela, traremos situações de trabalho estabelecidas durante os tempos da formação médica. O internato médico entra em questão como um processo de experimentação do trabalho em que a curiosidade e a novidade dos primeiros procedimentos realizados impulsionam a conquista do hospital como espaço de experimentação do ser médico. A residência médica ganha visibilidade pela sua urgência de aprendizado e pelo modo como organizam seu processo de trabalho. Sobre a conquista da autonomia na escolha dos aspectos do cuidado e o peso de habitar um processo de trabalho / formação tão intenso. O trabalho médico na emergência assume lugar nesta dissertação por apresentar-se enquanto caminho de ampliação do conhecimento pela prática negociada para responder à variabilidade de demandas, comum aos setores de Urgência e Emergência públicos do Brasil. Atividade constantemente provisória, tempo de composição de competências valorizadas pelo mercado de trabalho médico. Compreendemos o trabalho como elemento primordial de formação. Portanto, qualificamos o trabalho médico inserido nos tempos da formação. Por apostar numa formação que extrapola o sentido clássico de tempo em que se está vinculado a um processo formal de aquisição de conhecimento. Formação extrapola o percurso acadêmico e ganha sentido enquanto processo de produção de sujeitos. Tentamos produzir um diálogo da Cartografia com as leituras sobre a atividade humana, como Ergologia e Clínica da atividade. A fim de compormos uma ampliação do modo como são tratados os fenômenos do trabalho e da formação em saúde.

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