O Cotidiano de Vitória nas Páginas dos Jornais a Gazeta e a Tribuna: Práticas, Comportamentos e Modos de Vida (1945 - 1955)

Nome: ALEXANDRE MAGNO VIEIRA DE PAULA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/10/2013

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZABETH MARIA ANDRADE ARAGÃO Coorientador
LILIAN ROSE MARGOTTO Orientador
LUCIANA VIEIRA CALIMAN Examinador Interno
MARIA CECÍLIA CORTEZ CHRISTIANO DE SOUZA Examinador Externo

Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi apresentar a forma como os jornais capixabas A Gazeta e A Tribuna noticiavam os acontecimentos, comportamentos e modos de vida no cotidiano da cidade de Vitória (ES) no período de 1945 a 1955.
Neste estudo, os jornais, enquanto meios de comunicação mediada, foram considerados em sua importância e capacidade de influência nos processos de transformações sociais. Naquele momento histórico, a cidade de Vitória experimentava uma série de mudanças de ordem econômica e social. E os planos de crescimento econômico e desenvolvimento urbano baseados nos preceitos do progresso, da ordem e da moralidade eram divulgados e, num certo grau, apoiados pelos jornais capixabas.
Vitória era apresentada como Cidade Presépio pela sua beleza natural, seu bucolismo e, ao mesmo tempo, visava-se um centro regional portuário e comercial com potencial econômico. Surgem, então, os problemas gerados pelas contradições entre essa visão progressista e o Presépio. Entre eles, estavam os conflitos urbanos relacionados, em geral, à falta de espaço físico e à ocupação e funcionamento desordenados de alguns bairros.
É nesse contexto do cotidiano da capital capixaba que os jornais, através dos temas abordados em notícias e artigos, funcionavam como uma espécie de instrumentos normatizadores, visando o controle de práticas, comportamentos e modos de vida considerados inadequados ao conjunto de costumes e valores morais vigentes naquela época na sociedade capixaba. E, para isso, eram também evocadas, nas páginas jornalísticas, campanhas de saneamento urbano (da cidade) e moral (de seus habitantes)

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910