Cura, Castigo: um Estudo Sobre a Criação da Eletroconvulsoterapia (ect) e Sua Utilização em Pacientes no Estado do Espírito Santo

Nome: FERNANDA PINTO DE TASSIS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/08/2013

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDER JABERT Examinador Externo
LEILA APARECIDA DOMINGUES MACHADO Examinador Interno
MARIA CRISTINA CAMPELLO LAVRADOR Orientador

Resumo: A eletroconvulsoterapia (ECT) foi criada observando-se que os sintomas da esquizofrenia frequentemente eram diminuídos após uma convulsão, supondo-se, incorretamente, que Esquizofrenia e Epilepsia não poderiam coexistir em um mesmo paciente, de modo que, induzindo-se uma convulsão, poder-se-ia livrar o paciente da Esquizofrenia. A ECT foi introduzida como tratamento psiquiátrico anteriormente aos psicofármacos (década de 1950) hoje conhecidos e utilizados.
Este trabalho pretendeu colocar em análise algumas diferenças entre os intuitos com a criação da ECT e alguns de seus usos e abusos. Além de um estudo sobre a eletroconvulsoterapia, trata-se, também, de um trabalho sobre subjugação.
Nesse contexto, o livro Shock Therapy A History of Eletroconvulsive Treatment in Mental Illness de Edward Shorter e David Healy representou importante bibliografia.
Para trazer a discussão a uma realidade espírito-santense, através do método cartográfico, sugerido por Suely Rolnik, como pesquisa de campo, foram ouvidos quatro profissionais Psiquiatras e três doidinhos que passaram pela experiência da eletroconvulsoterapia.
Pretendeu-se analisar a discordância entre o uso da técnica quando utilizada conforme seus protocolos, portanto, de forma terapêutica; e quando utilizada deliberadamente, sem prescrições claras, como possível forma de castigo.

Palavras-chaves: Saúde Mental; Eletroconvulsoterapia (ECT); Loucura; Subjugação

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910