Políticas públicas e seus desdobramentos na atividade docente – por uma clínica da atividade

Resumo: Este projeto de pesquisa circunscreve-se nos desdobramentos das políticas públicas, mais especificamente, no modo como essas políticas se efetivam no âmbito escolar, nos fazeres docentes. Na última década, diferentes pesquisas apontam para a urgência do estudo dos processos de trabalho, devido à relevância desses para o reconhecimento do sujeito no contemporâneo. Pesquisadores brasileiros têm salientado a importância da análise do trabalho docente, principalmente no que tange ao caráter imaterial dessa atividade. Imaterialidade já que se realiza por processos invariavelmente afetivos, que envolvem claramente elementos subjetivos desse trabalhador, que pode resultar em processos de adoecimento ou de produção de saúde. Essa pesquisa visa realizar um estudo do trabalho docente, a partir da perspectiva da Clínica da Atividade. Para tal, será feitas inserção em contexto escolar no Município de Cariacica, e análise da atividade docente. Como metodologia, serão utilizados observação e entrevistas com 10 professores do ensino fundamental, na tentativa de delinear o modo como o exercício laboral se desenvolve. Como resultados, espera-se compreender a atividade docente em sua interface com as políticas de estado/políticas públicas. A pesquisa visa contribuir para o fortalecimento do gênero profissional, ampliando o debate sobre o trabalho docente.

Data de início: 01/07/2010
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ANA PAULA FIGUEIREDO LOUZADA
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