Corpo docente/áreas de interesse
A seguir, segue um currículo resumido dos docentes permanentes do PPGPSI:
ACACIO AUGUSTO SEBASTIAO JUNIOR
Ingresso no Programa: 2016 (como docente colaborador, e a partir de 2019, como docente permanente).
Atua nas áreas de: Políticas Públicas com interface com Segurança Internacional e Teoria Política Contemporânea com ênfase nos temas Sistemas de Seguranças, Monitoramentos, Penalizações, Anarquia e Anarquismos, Abolicionismo Penal e Antipolítica.
Concluiu orientação de 2 dissertações.
Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Vila Velha (UVV/ES) entre 2016 e 2017.
ALEXSANDRO RODRIGUES
Ingresso no Programa: 2014 (atuando, desde então, como docente permanente)
Atua nas áreas de: currículos, sexualidades, diversidade sexual, produção cultural do corpo, gênero, identidade/diferença, crianças em dissidências e questões étnico-raciais
Concluiu orientação de 8 dissertações.
Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 2017 e 2018.
ANA PAULA FIGUEIREDO LOUZADA
Ingresso no Programa: 2010 (atuando, desde então, como docente permanente)
Atua nas áreas de: políticas públicas no contemporâneo e práticas clínicas, com foco em processos de grupalidade.
Concluiu orientação de: 12 dissertações
Realizou pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF), entre 2015 e 2016.
ARIANA LUCERO
Ingresso no Programa: 2016 (inicialmente como Colaboradora; e a partir de 2017 como docente Permanente)
Atua nas áreas de: Psicologia e Psicanálise, com ênfase nas relações da psicanálise com a cultura e subjetividade, educação, saúde mental, autismo, saúde da criança e adolescente e clínica psicanalítica com crianças e bebês.
Concluiu orientação de: 2 dissertações
Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) entre os anos de 2016 e 2018, como Bolsista PROFIX.
FABIO HEBERT DA SILVA
Ingresso no programa: 2013 (atuando, desde então, como docente permanente)
Atua nas áreas de: Metodologias de Pesquisa, Saúde Coletiva e Processos de Formação. Atua principalmente com os seguintes temas: Análise Institucional, Políticas Públicas, Transdisciplinaridade e articulação entre Psicologia, Filosofia e Arte.
Concluiu orientação de: 17 dissertações
Realizou pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2019.
FABIO SANTOS BISPO
Ingresso no programa: 2019 (atuando, desde então, como docente permanente)
Atua nas áreas de: área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, trabalhando principalmente nos estudos psicanalíticos sobre racismo e sexismo, contemplando aspectos clínicos e conceituais das violências contemporâneas, da constituição subjetiva, da dimensão sociopolítica do sofrimento e do diálogo da psicanálise com outros saberes.
Concluiu orientação de: 2 dissertações
GILEAD MARCHEZI TAVARES
Ingresso no programa: 2008 (atuando, desde então, como docente permanente)
Atua nas áreas de: ênfase em Processos Psicossociais da Participação e da Exclusão, Processos de Subjetivação e Instituições Sociais e Processos Cognitivos, atuando principalmente nos seguintes temas: exclusão social, direitos humanos, direitos da infância e juventude e processos de aprendizagem.
Concluiu orientação de: 19 dissertações
Realizou pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre 2011 e 2012, e na Universidade de Lisboa (Portugal), entre 2018 e 2019.
ILEANA WENETZ
Ingresso no programa: em 2017 (como Docente Colaborador, a partir de 2019, como Docente Permanente)
Atua nas áreas de: área de Educação Física escolar, Estudos antropológicos na Educação Física, Estudos Culturais e Gênero. Metodologia do Ensino. Atuando nos seguintes temas: corpo, gênero, lazer, crianças e brincadeiras.
Concluiu orientação de: 3 dissertações
Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre 2012 e 2014.
JANAINA MARIANO CESAR
Ingresso no programa: em 2015 (como Colaborador, a partir de 2016 como docente Permanente).
Atuação: Dedica-se à atuação e estudos relacionados aos processos de produção de subjetividade, processos formativos, ética, processos grupais e clínico-institucionais.
Concluiu orientação de: 8 dissertações
Realizou pós-doutorado na UFES entre 2015-2016.
JACYARA SILVA DE PAIVA
Ingresso no programa: 2021 (atuando como docente permanente)
Atuação: pesquisa e atua com as seguintes temáticas: Educação Social, Educação Popular, Educação e Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais, Crianças e Adolescentes como sujeitos de Direitos, Pobreza e Desigualdade Social, Políticas Públicas Sociais, Ações Afirmativas.
Concluiu orientação de: 2 dissertações
JESIO ZAMBONI
Ingresso no programa: 2016 (atuando, desde então, como docente permanente)
Atuação: principalmente nos seguintes temas: diversidade sexual e de gênero, clínica transdisciplinar, análise institucional, filosofia da diferença, ética na psicologia
Concluiu orientação de: 6 dissertações
Realizou pós-doutorado no PPGPSI/UFES em 2016.
JOÃO JACKSON BEZERRA VIANNA
Ingresso no programa: 2021 (como Colaborador, atuando atualmente como docente Permanente)
Atuação: desenvolve pesquisas em Etnologia indígena, Antropologia e Psicologia. Possui interesse de estudo e pesquisa em temas relacionados às epistemologias indígenas, Antropoceno e ecologia, e à produção de subjetividade na contemporaneidade.
Concluiu orientação de: 1 dissertação
LARA BRUM DE CALAIS
ngresso no programa: 2021 (como docente Permanente)
Atuação: nas áreas de Análise Institucional, Psicologia e Políticas Públicas intersetoriais, com foco em proteção social e em políticas de moradia. Interessa-se por investigações sobre a dimensão estética de produção das desigualdades; participação política das juventudes; luta por moradia e Direito à Cidade.
Concluiu orientação de: 2 dissertações
LUIS ANTONIO DOS SANTOS BAPTISTA
Ingresso no programa: 2016 (atuando, desde então, como docente permanente).
Atuação: estudos sobre as políticas da subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: experiência urbana e subjetividade e as problematizações da literatura e do cinema às produções políticas da diferença.
Concluiu orientação de 36 dissertações e 23 teses.
Realizou pós-doutorado pelo Serviço de Saúde Mental de Imola, na Italia (1996-1997) e pela Università degli Studi di Roma La Sapienza, UNIROMA, Itália (1995-1996).
LUZIANE DE ASSIS RUELA SIQUEIRA
Ingresso no programa: em 2017 (como docente colaboradora, a partir de 2021 como docente permanente) .
Atuação: Políticas públicas. Socioeducação. Epistemologias. Atuando principalmente nos seguintes temas: medidas socioeducativas, adolescências e juventudes, políticas de narratividade e escrevivências, feminismos, produção de subjetividades infames e processos de exclusão social, epistemologias outras.
Concluiu orientação de: 7 dissertações
Realizou pós-doutorado pelo PPGPSI/UFES em 2016.
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS
Ingresso no programa: 2007 (atuando, desde então, como docente permanente).
Atuação: Processos formativos e educacionais e saúde no trabalho. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, análise institucional, saúde coletiva, saúde do trabalhador, subjetividade e micropolítica.
Concluiu orientação de: 52 dissertações e 27 teses
Realizou pós-doutorado pela FIOCRUZ (2000-2001) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2015-2016).
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D
UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA
Ingresso no programa: 2015 (atuando, desde então, como docente permanente).
Atuação: Formação, trabalho e saúde, práticas corporais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar; Saúde e Trabalho e Subjetividade; corpo, subjetividade e saúde.
Concluiu orientação de: 10 dissertações
A seguir uma breve descrição do currículo dos Docentes Colaboradores do PPGPSI:
CRISTIANA MARA BONALDI
Ingresso no programa: em 2016, como docente colaboradora.
Atuação: ênfase em "Psicologia e Processos de Formação" e Saúde Coletiva. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Saúde, Trabalho, Políticas e Subjetividades.
Concluiu orientação de: 2 dissertações
LUCIANA VIEIRA CALIMAN
Ingresso no programa: 2009 (atuando atualmente como docente colaboradora).
Atuação: pesquisa da atenção e dos processos de medicalização e medicamentalização atuais, especialmente no que tange ao Transtorno do Deficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Seus estudos são orientados por uma perspectiva ecológica da atenção e pela prática de pesquisa cartográfica
Concluiu orientação de: 14 dissertações
Realizou pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) entre 2007 e 2009, e pelo Centro de Estudos Sociais, em Portugal, entre 2016 e 2017.
MARCIA ROXANA CRUCES CUEVAS
Ingresso no programa: 2016 (como permanente, a partir de 2018, como colaboradora).
Atuação: Processos Formativos e Educacionais; Movimentos Sociais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos; Educação Inclusiva; Políticas educacionais; Educação Popular.
Concluiu orientação de: 5 dissertações.
Realizou pós-doutorado pelo PPGPSI/UFES em 2015.