CRIANÇAS E FAMÍLIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PESQUISANDO PROCESSOS
FORMATIVOS INVENTIVOS
Nome: FLÁVIA AMORIM SPERANDIO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/09/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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ILEANA WENETZ | Orientador |
JANAÍNA MARIANO CÉSAR | Co-orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ILEANA WENETZ | Orientador |
JAIR RONCHI FILHO | Examinador Externo |
JANAÍNA MARIANO CÉSAR | Coorientador |
MARCIA ROXANA CRUCES CUEVAS | Examinador Interno |
MÍRIAM CRISTIANE ALVES | Examinador Externo |
Páginas
Resumo: Esta pesquisa problematiza quais sentidos crianças e adultos presentificam nos
processos formativos nas suas experiências cotidianas. Para isso, buscou
compreender como pais, mães e responsáveis pensam a produção de conhecimento
vivida pelas crianças e também por si. Além disso, quais momentos são
reconhecidos pelos pais, mães e responsáveis como sendo momentos formativos, e
ainda quais práticas formativas inventivas são vividas entre adultos e crianças. Para
a investigação, trabalhou-se com a abordagem da aprendizagem inventiva
(KASTRUP, 2007) e na aliança com as discussões sobre concepções de infância(s)
e crianças (SARMENTO, 2008; QVORTRUP, 2010; JENKS, 2002), bem como sobre
a historicidade da noção de família (SCHEINVAR, 2006). A pesquisa se insere em
um Centro de Educação Infantil da esfera federal, e utilizou como ferramentas
metodológicas: análise de registros de reuniões de atendimento às famílias, criação
de um dispositivo grupal com familiares e crianças (oficina brincante), realização de
entrevistas com famílias e produção de diário de pesquisa. A dissertação analisa as
relações entre políticas recognitivas e políticas adultocêntricas nas relações entre
crianças e adultos, nos cotidianos da vida e aprendizagem; visibiliza no âmbito das
políticas formativas, no campo da educação infantil, a presença de uma tensão e
disputa de sentidos entre recognição e invenção; aponta o exercício de práticas de
cuidado e interdependência como caminhos para criançar (VICENTIN, 2016) a
educação infantil e os cotidianos relacionais entre crianças e famílias.
Palavras-chave: educação infantil; aprendizagem inventiva; adultocentrismo;
processos formativos; famílias.