O FAZER PSI EM EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA: CAMINHOS NA CONSTRUÇÃO DE REDES DE CUIDADO

Nome: DANIELLY ESCÓRCIO BARBOSA SILVA

Data de publicação: 21/02/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CELSO FRANCISCO TONDIM Examinador Externo
JANAINA MARIANO CESAR Presidente
MARCIA ROXANA CRUCES CUEVAS Examinador Interno

Resumo: A presença de equipes multiprofissionais no campo da Educação, reforçada pela promulgação da
Lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas
redes públicas de educação básica, introduz desafios para as práticas de trabalho dos(as)
profissionais de psicologia e serviço social. Este trabalho propôs-se ouvir testemunhos de
psicólogas na construção de saberes-fazeres em equipes multiprofissionais na educação pública da
Grande Vitória-ES. Buscou acompanhar os caminhos da construção da atuação psi em suas
estratégias, desafios e potências. A presente pesquisa-intervenção vinculada à direção
institucionalista trabalhou na aliança com contribuições de Maria Helena S. Patto, Adriana M.
Machado, Cecília Coimbra, Ana Bock, Lourau, Michel Foucault, Deleuze, Guattari, Bellacasa,
Donna Haraway, bell hooks, Paulo Freire, Vinciane Despret, dentre outras(os) autoras(es) e
produções. Como estratégia metodológica, além de revisão bibliográfica, estudos de materiais
legais, acompanhamento dos debates locais e nacionais a respeito da implementação de equipes

multiprofissionais, a pesquisa também trabalhou com a produção de diários de campo e entrevista-
conversa com psicólogas atuantes em equipes na Grande Vitória/ES. O encontro com as

profissionais fez-se na direção de fortalecer a produção de conhecimento gerada de forma
participativa e coletiva e ainda tensionar e fortalecer redes de cuidado na construção desse fazer
da(o) psicóloga(o) com outras(os) profissionais na educação. Tomamos como gesto-ferramenta o
testemunhar, que possibilitou uma aproximação às trilhas indicativas de sentidos vibráteis de
direção do fazer profissional, abrindo caminhos para a construção de ao menos três fios de análise:
formação; organização do trabalho e redes de cuidado. Estes são fios entrelaçados que implicam
uma direção para o trabalho em equipes multiprofissionais. Acercar-se cotidianamente de uma
direção ético-político comprometida com o campo da educação pública envolve a problematização
dos processos de formação, inclusive, continuada e em situação de trabalho; a atenção para o modo
de organização do trabalho, incluindo o modo de vínculo e participação nos processos de gestão e
o cultivo de redes de cuidado, envolvendo diferentes participações e políticas públicas. A
transformação do(s) mundo(s) que vivemos acontece a cada respiro de vida como um ato de
resistência possível coletivamente.

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