O ESTÁGIO DE HUMANIZAÇÃO NO CURSO DE MEDICINA: PROBLEMATIZANDO OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO
Nome: MATHEUS MAGNO DOS SANTOS FIM
Data de publicação: 24/10/2025
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| ADRIANA MARCONDES MACHADO | Examinador Externo |
| ALEXSANDRO RODRIGUES | Examinador Interno |
| CRISTIANA MARA BONALDI | Examinador Interno |
| JANAINA MARIANO CESAR | Presidente |
| SIMONE MAINIERI PAULON | Examinador Externo |
Resumo: A presente tese tem como objetivo problematizar práticas de humanização colonizadora nos
processos de formação médica, a partir dos dispositivos propostos no Estágio de Humanidades
Médicas realizado em uma Unidade Básica de Saúde no município de Vitória/ES, como parte
do currículo do curso de Medicina em um estabelecimento de ensino superior privado. A
pesquisa-intervenção, com direção da Análise Institucional e orientada pelo método
cartográfico, se constituiu na análise dos efeitos formativos dos dispositivos construídos com
as(os) estudantes, sendo eles: Diário reflexivo, Leitura de Encaminhamentos e da História de
Tereza, Caminhada, Acolhimento, Grupo, Avaliação e Restituição. Os analisadores presentes
nas ferramentas diário de pesquisa e diário reflexivo possibilitam questionar as noções
instituídas que atravessam a racionalidade médica colonial, como cuidado, saúde e empatia. As
análises apontam o exercício de uma humanização insurgente na experiência formativa, a partir
de práticas participativas que provocam intervenções nos processos de subjetivação, a fim de
possibilitar deslocamento dos lugares instituídos da(o) médica(o), da(o) paciente, da(o)
estudante e do(a) professor(a).
