O ESTÁGIO DE HUMANIZAÇÃO NO CURSO DE MEDICINA: PROBLEMATIZANDO OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO

Nome: MATHEUS MAGNO DOS SANTOS FIM

Data de publicação: 24/10/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA MARCONDES MACHADO Examinador Externo
ALEXSANDRO RODRIGUES Examinador Interno
CRISTIANA MARA BONALDI Examinador Interno
JANAINA MARIANO CESAR Presidente
SIMONE MAINIERI PAULON Examinador Externo

Resumo: A presente tese tem como objetivo problematizar práticas de humanização colonizadora nos
processos de formação médica, a partir dos dispositivos propostos no Estágio de Humanidades
Médicas realizado em uma Unidade Básica de Saúde no município de Vitória/ES, como parte
do currículo do curso de Medicina em um estabelecimento de ensino superior privado. A
pesquisa-intervenção, com direção da Análise Institucional e orientada pelo método
cartográfico, se constituiu na análise dos efeitos formativos dos dispositivos construídos com
as(os) estudantes, sendo eles: Diário reflexivo, Leitura de Encaminhamentos e da História de
Tereza, Caminhada, Acolhimento, Grupo, Avaliação e Restituição. Os analisadores presentes
nas ferramentas diário de pesquisa e diário reflexivo possibilitam questionar as noções
instituídas que atravessam a racionalidade médica colonial, como cuidado, saúde e empatia. As
análises apontam o exercício de uma humanização insurgente na experiência formativa, a partir
de práticas participativas que provocam intervenções nos processos de subjetivação, a fim de
possibilitar deslocamento dos lugares instituídos da(o) médica(o), da(o) paciente, da(o)
estudante e do(a) professor(a).

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