Um Corpo-Dissertação Em Movimento: Uma questão de aprendizagem
Nome: ESMERALDINA SOBRAL SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/08/2013
Orientador:
Nome | Papel |
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LUCIANA VIEIRA CALIMAN | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANA PAULA FIGUEIREDO LOUZADA | Examinador Interno |
LAURA POZZANA DE BARROS | Examinador Externo |
LUCIANA VIEIRA CALIMAN | Orientador |
Resumo: RESUMO
Este trabalho ganha corpo a partir das experiências do antropólogo Carlos Castaneda.
Além de ponto de partida para pensar as questões relativas ao corpo, o movimento e
aprendizagem, as obras A Erva do diabo, Uma estranha realidade e Porta para o
infinito, do autor mencionado, comparecem aqui para 1) investigarmos os relatos de
experiência; 2) apresentarmos alguns conceitos-chaves, relativos a aprendizagem da
feitiçaria, tal como a vontade. Vale frisar que nosso interesse na obra de Castaneda,
não está nas questões místicas do xamanismo, nem mesmo nos pontos relativos ao
campo da antropologia, mas na questão da aprendizagem. Para Dom Juan, o vellho
índio feiticeiro e principal mestre de Carlos Castaneda, o propósito final do aprendizado
da feitiçaria é justamente tornar-se um homem de conhecimento. Com o objetivo de
analisar o lugar do movimento e do corpo no processo de aprendizagem, faremos o
seguinte percurso analítico: de Skinner e Piaget abordaremos respectivamente a
aprendizagem do comportamento operante e a aprendizagem em sentido amplo. Em
seguida, apresentamos o pensamento de Francisco Varela e Bruno Latour,
principalmente os conceitos de enação, corpos articulados e aprendizagem por
afetação. Com Vincianne Despret discutiremos o aspecto afectivo, corporal e
involuntário da aprendizagem. Com este apanhado conceitual, visamos então colocar
em análise os efeitos ético-políticos dos modos de produção de conhecimento, efeitos
irremediavelmente neste corpo-dissertação, e mais ainda efeitos na vida. Por fim, ao que
parece, as modulações nos conceitos de corpo, movimento/ação, ao longo da exposição
dos autores indicaram, por vezes, a participação de outros elementos, tais como a
vontade e a percepção-atenção, implicando variações na forma de conceber a
aprendizagem. Percebemos que de acordo com a formulação de aprendizagem e as
nuances do movimento/ação e do corpo, isto implica produções diferenciadas de
conhecimento e de realidade.
Palavras-chaves: movimento, corpo e aprendizagem