Um Gênero Eja em Vitória, Espírito Santo: uma Experiência em Formação
Nome: RAFAEL BASTOS KILIAN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/04/2014
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Orientador |
Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida a partir do acompanhamento dos processos de gestão e trabalho da Escola de Ensino Fundamental Admardo Serafim de Oliveira (EMEF ASO), no município de Vitória, Espírito Santo, perseguiu responder a seguinte questão: Como o trabalho na Educação de Jovens e Adultos (EJA) se constitui como um gênero específico em meio ao gênero profissional docente? A escola na qual esse estudo foi realizado se destaca por ofertar exclusivamente essa modalidade de ensino e por fazê-la nos espaços próximos às populações atendidas, de forma itinerante, contribuindo assim para a compreensão deste questionamento. Para atingir o objetivo desta pesquisa, criou-se, portanto, uma caixa de ferramentas a partir do referencial teórico-metodológico da Clínica da Atividade, cujos conceitos nortearam a vivência institucional realizada. A partir dessa vivência, conjugada à realização de entrevistas e análise de documentos, foi possível destacar certas particularidades dessa modalidade de ensino, contribuindo assim para a afirmação da existência de um gênero EJA.
Palavras-chave: Processos de trabalho; Educação de Jovens e Adultos; Clínica da Atividade.