PRONATEC E AS ARTES DE GOVERNAR: CAPTURAS E APROPRIAÇÕES EM UMA ESCOLA FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Nome: MARIA IZABEL COSTA DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/06/2015
Orientador:
Nome | Papel |
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ANA PAULA FIGUEIREDO LOUZADA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANA LUCIA COELHO HECKERT | Examinador Interno |
ANA PAULA FIGUEIREDO LOUZADA | Orientador |
DOMINGOS LEITE LIMA FILHO | Examinador Externo |
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS | Suplente Externo |
Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação, como tantas outras que têm por tema as políticas públicas no campo da educação, saúde, assistência social, se fez sob o fio da navalha. Buscamos analisar um programa governamental de educação profissional, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), priorizando uma de suas ações: o Pronatec Bolsa-Formação, na sua execução em um campus do Instituto Federal do Espírito Santo. Tecemos aliança com Foucault (2008a, 2008b, 2013) para compreender as artes de governar. Junto a autoras/es do campo da educação profissional, realçamos aspectos do Pronatec que, em nossa análise, compõem a governamentalidade neoliberal configurando-se como procedimento de gestão da pobreza, de fragilização do direito à educação para jovens e adultas/os e de fortalecimento do mercado de formação. Dedicamo-nos também a perceber como tal programa se efetiva e efeitos que produz no cotidiano da escola; práticas produzidas nos processos de formação por servidoras/es e estudantes que estão ou não nele envolvidas/os. Se para nós é de fundamental importância compreender a racionalidade que opera em tal política de qualificação profissional e inclusão de jovens e adultas/os trabalhadoras/es, produzindo efeitos sobre nossas vidas; igualmente importante é pensar que práticas estamos produzindo na relação com ela. Assim, ao localizarmos nossa análise no cruzamento entre a formulação governamental e a vida dos sujeitos, pretendemos estar atentas/os à multiplicidade e heterogeneidade que compõe a realidade na qual estamos decisivamente implicadas/os.
Palavras-chave:Pronatec; Governamentalidade neoliberal; Formação.