Processos Educativos em Contextos de Desigualdades Sociais e Raciais

Resumo: Educação não se constitui sinônimo de escola, existem outros contextos educativos onde ocorrem práticas educativas que contribuem para formação e informação do ser humano (PAIVA, 2015). Baseados neste fato lançamos nosso olhar, estudo e pesquisa para os processos educativos da cidade de Vitória que tem como objetivo a educação de crianças e adolescentes com práticas educativas sociais que ocorrem para além da escola. A Educação Social no Brasil se constituiu, historicamente, através dos movimentos sociais organizados (PAIVA, 2015). Durante e após a ditadura militar os movimentos sociais emergem com toda força, os primeiros trabalhadores chamados de educadores sociais surgem a partir da militância de mulheres e homens na luta pelos Direitos da Criança e do Adolescente em situação de rua, no início da década de oitenta, quando o saldo do governo militar se constituía em uma extrema desigualdade social no país que atingia principalmente as crianças negras e pobres. Nesta época surgem os Educadores Sociais de Rua, a cidade de Vitória através destes educadores sociais realizou um importante trabalho com as crianças e adolescentes em situação de rua, que deu origem a rede de proteção na cidade de Vitória. Hoje, vários espaços educativos sociais estão espalhados nas periferias de Vitória e realizam potentes práticas educativas, no entanto ainda invisibilizadas. Devido a este fato existe a necessidade de mapear de forma qualitativa estes locais a fim de que possamos saber quais práticas educativas sociais são realizadas hoje em Vitória, de maneira especial as que são dirigidas as crianças e adolescentes, qual a formação inicial e continuada dos profissionais que atuam nestes espaços, quais suas vivências e experiências e, por fim, como tais práticas podem contribuir com os processos de formação realizados na Universidade Federal do Espírito Santo.

Data de início: 20/03/2022
Prazo (meses): 72

Participantes:

Papel Nomeordem crescente
Aluno Mestrado MURIEL RODRIGUES FALCAO
Aluno Doutorado LARISSA EVELLYN LOURENÇO
Coordenador JACYARA SILVA DE PAIVA
Aluno Mestrado FRANCIELY ALVES SALES
Acesso à informação
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