Aportes psicanalíticos para a clínica transdisciplinar com crianças
Resumo: A presente pesquisa visa analisar as contribuições da clínica psicanalítica para o atendimento de crianças, levando em consideração as demandas que chegam das instituições de saúde e de educação. Trata-se, com efeito, de refletir sobre as possibilidades de intervenção orientadas por uma escuta psicanalítica fora do setting clínico tradicional, incluindo nesta especificidade as interposições das instituições de saúde e de educação nos encaminhamentos de crianças. Estes encaminhamentos que se dão no interior mesmo dos serviços de saúde, abrangendo a rede de atenção psicossocial, nem sempre contemplam um diálogo com as escolas, mesmo quando se trata de um mesmo público alvo. Partimos, aqui, do que temos observado no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS IJ) da Serra (Espírito Santo-ES), instituição com a qual pretendemos estabelecer uma parceria de pesquisa, para além do que já está previsto enquanto atividade de extensão. Gostaríamos de investigar como a construção de casos clínicos junto à equipe multiprofissional do CAPS IJ da Serra-ES, com a participação de alunos extensionistas realizando atividades dentro e fora do espaço físico do CAPS IJ, pode contribuir para uma efetiva clínica transdisciplinar tal como pensada pelos teóricos da análise institucional. Assim, este projeto propõe uma interseção entre a psicanálise e a psicologia institucional que tem como objetivo consolidar uma linha de pesquisa que vem se desenvolvendo no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES e tem se mostrado importante para os debates atuais a respeito da dimensão ético-política da atuação profissional do psicólogo nas instituições públicas de saúde e de educação.
Data de início: 12/06/2023
Prazo (meses): 60
Participantes:
Papel | Nome |
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Coordenador | ARIANA LUCERO |