ARQUEOLOGIA DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS E CURRICULARES DE SAÚDE E EDUCAÇÃO FÍSICA: práticas pedagógicas em contextos escolares e não-escolares
Resumo: Faz uma arqueologia, nos termos foucaltianos, do conceito de saúde postulado nas políticas governamentais de saúde articulado às práticas corporais/ atividade física e nos documentos que orientam e/ou são considerados parâmetros e referenciais curriculares para a Educação Básica, especificamente, onde estes buscam normatizar o trato didático-pedagógico da saúde para a Educação Física Escolar. Analisa também como os professores de Educação Física Escolar e aqueles que trabalham em espaços não-escolares lidam com tais normatizações e operam com o cuidado e formação em saúde na atividade cotidiana. Composto por duas etapas, o estudo opera metodologicamente na primeira etapa com pesquisa bibliográfica com base documental. Na segunda etapa, a qual se constitui como estudo de campo, orienta-se por princípios da cartografia. Poderá contribuir com o preenchimento de uma importante lacuna existente no campo da EF no que toca ao debate sobre a ampliação do conceito de saúde nas políticas governamentais para o campo da saúde e educação e suas interferências nos contextos de trabalho de professores e profissionais de EF.
Data de início: 01/05/2015
Prazo (meses): 51
Participantes:
Papel | Nome |
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Coordenador | UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA |